Menu
A Vida como Ela é / Corpo e Mente

Dia 1 e as 2 Simples Grandes Metas

Acredito que apenas alguns dias depois que cheguei em casa da minha última viagem, finzinho de novembro eu fiz uma nova descoberta no universo das mídias sociais.

Eu sigo uma médica, Dra Priscila Antunes, do qual os conteúdos eu gosto bastante. Compartilhamos muito a forma de pensar sobre saúde, e saúde holística. Ela sendo médica, muito profissional e dedicada, produz conteúdo que me acrescentam bastante.

Eis que, foi através dela que eu descobri um outro médico, o Dr Ítalo Marsili. De cara curti a abordagem dele, que não entrarei muito em detalhe agora.

Bem, ele tem produzido um conteúdo muito rico também e enquanto a Dra Priscila é voltada ao corpo, vamos colocar assim, o Dr Ítalo é voltado à mente.

Comecei com essa introdução toda pra poder compartilhar algo que aprendi com o Dr Ítalo nesse último mês. Com o papo de ano novo, retrospectivas e metas ele trouxe em suas lives a importância de se manter em no máximo 2 metas simples. 1, simples e fácil e outra simples e menos fácil. E seus argumentos são fenomenais.

Exemplos:

Ele trouxe o exemplo de uma meta simples e fácil compartilhada em seu Instagram. Uma mulher disse que uma de suas metas para 2019 é passar filtro solar todos os dias antes de sair de casa.

Ele contrastou com uma outra meta muito abrangente: Parar de procrastinar.

O ponto é, as virtudes estão como que costuradas juntas, e se você conseguir focar em algo que seja mais fácil de você de fato fazer, a conquista daquela virtude irá elevar todas as outras fazendo com que você melhore como um todo (olha o holístico aí) e atinja como que por tabela, indiretamente, outros pontos da sua vida que você quer alcançar.

Então parar de procrastinar cai na categoria de péssima meta, é abrangente demais. O melhor seria algo como “Irei molhar as plantas todos os dias pela manhã”. Porque a atividade de molhar a planta todos os dias te tira daquele estado de preguiça que leva à procrastinação. E o Dr Ítalo diz, que para alcançar metas é fundamental unir à meta o movimento, a ligação ao corpo. Senão a chance de não alcançar essa meta e largar pra lá é muito grande. Se não for total.

Ele usou também a meta do “Esse ano eu vou emagrecer”. E foi bem papo reto dizendo “você não vai conseguir”. Ao invés, você pode ter como meta “Irei ligar para nutricionista”.

E o mais ideal ainda é que essa meta seja algo repetitivo, que você tenha que fazer sempre, para assim criar o hábito novo. O exemplo de meta “Irei pular de para quedas” também não cola por essa razão. É apenas um fato que você irá fazer uma vez e acabou.

Para virtudes, é necessário a ação. Um outro exemplo: “Irei ser mais simpática”. Não é meta. A meta deve ser “Irei sorrir para todas as pessoas, dar bom dia para o vizinho etc.”

Assim, a personalidade simpática será desenvolvida, e fixada como um hábito formado e tem tudo para dar certo. Porque ela tem o componente corporal e o resultado é visível. A conquista física é fundamental, é necessário sair do plano das ideias, agir e estar de acordo com quem você é – pra que não escolha fazer algo somente porque tem que fazer.

Há tempos venho trabalhando para melhorar essa questão de metas, seja virada de ano ou não. E essas aulas do Dr Italo em forma de live no instagram trouxe uma nova luz à questão.

Para algumas pessoas é simples, para outras é um estudo, um mergulho em si. E pra mim é assim. São tantos condicionamentos travando, que se eu não conseguir enxergar a raiz da coisa para conseguir mudar, realmente essas minhas metas do papel nunca sairão, como disse o Dr Italo.

Hoje é o dia 1. Quais são as suas metas? E como vai fazer para alcançá-las? De verdade!

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

2 Comentários

  • Marluce
    2 de janeiro de 2019 at 02:25

    Preciso aprender a estabelecer metas

    Reply
    • Naty
      17 de março de 2019 at 21:47

      Oi Marluce! Te entendo muito! 🙂 O Ítalo Marsili, médico psiquiatra, quem comento no post, tem uma abordagem excelente que nos ajuda bastante a manter as metas. Dá uma pesquisada nele que vale a pena! Um abraço!

      Reply

Deixe um Comentário