Menu
Yoga

Prática de Yoga de 30 min para fazer em casa

Prática de Yoga de 30 min para fazer em casa

[spacer]

No último domingo tivemos uma super aula de yoga na Praça, nosso querido evento gratuito de todos os meses ❤ Nós tivemos também um delicioso e agradável piquenique em que criamos a oportunidade de conversar e falar sobre diversos assuntos.

E, em um desses, eu descrevi uma prática simples para fazer diariamente e que pode levar no máximo 30 minutos.

Em nossa tradição de hatha yoga entendemos que o mais importante é manter a frequência, a duração e a intensidade, seja ela qual for. Então o ideal é escolher aquilo que você sabe que conseguirá fazer de acordo com a sua rotina e…. manter a frequência, a duração e a intensidade.

[spacer]

E qual foi essa prática?

Nós sempre iniciamos recitando o som do Om três vezes. Juntos nós fechamos os olhos e imaginamos visualizações com cores e algumas formas geométricas.

Você irá sentar em uma postura confortável de pernas cruzadas e coluna ereta. Relaxe nesse primeiro instante e repita internamente que você irá começar a sua prática de yoga. Diga a si mesmo que você deixará qualquer história, lembrança, planos ou afazeres do lado de fora.

Relaxe os músculos da face, relaxe os ombros e relaxe os músculos abdominais e das costas.

Uma vez bem tranquila ou tranquilo, una as palmas das mãos na frente do peito em anjali mudra para se preparar para o mantra Om.

[spacer]

[spacer]

Quando fazemos o primeiro Om nós visualizamos o nosso corpo como se ele fosse apenas luz vermelha rubi bem forte e cintilante. Essa luz radia em todas as direções.

No segundo Om nós visualizamos uma pequena esfera de luz azul cobalto na altura do peito que também radia em todas as direções.

E no terceiro Om nós visualizamos a esfera azul se multiplicar em outras duas. Uma, de cor vermelha rubi navega por dentro do corpo como se estivesse traçando a coluna, até a base da mesma. A outra esfera, de cor branca cristalina navega em lado oposto subindo até o centro da cabeça. Ao fazer esse caminho, nós visualizamos a criação de um canal central de luz azul cobalto. Todas essas luzes são vibrantes, fortes, translúcidas e radiam em todas as direções.

Esses raios tocam todos os seres e retornam até nós nos lembrando da nossa unidade com o todo.

Após recitar o Om três vezes junto com essas visualizações, você invoca no coração o sentimento de proteção, sabedoria e discernimento, gratidão e que o relacionamento com a sua instrutora ou instrutor de yoga seja sempre leve, tranquilo, alegre e enriquecedor.

[spacer]

[spacer]

A partir daí você poderá seguir para o exercício de respiração do yogi:

[spacer]

  1. Deite-se de costas e relaxe.
  2. Comece com a respiração abdominal apenas. Esvaziando bem a barriga ao expirar e preenchendo bem a barriga ao inspirar.
  3. Siga para a respiração abdominal e torácica. Você irá inspirar para a barriga preenchendo o máximo que puder e depois preencherá o peito. Quando expirar você irá primeiramente esvaziar o peito e depois a barriga. É como se fosse um copo enchendo de água, primeiro de baixo para cima e depois um copo derramando a água, de cima para baixo. Você perceberá como se a respiração fosse uma onda subindo e descendo.
  4. Nesse terceiro momento você irá unir um movimento à respiração. Ao começar a inspirar eleve os braços e leve-os para atrás da cabeça até que toquem o chão. Certifique-se de que o momento que começar o movimento seja o mesmo da respiração. Assim que os braços tocarem o chão retorne o movimento à posição inicial expirando. Aqui, também certifique-se de que a expiração comece e termine junto com o movimento.

[spacer]

Você poderá ficar em cada uma dessas partes cerca de 5 a 10 respirações e busque descansar cerca de 3 respirações entre cada uma delas.

[spacer]

Uma vez que este exercício esteja completo você irá fazer a “série do vento” ou pawanmuktasana 1:

[spacer]

[spacer]

Assim que completar essa sequência você dará início ao exercício de meditação.

[spacer]

Mantenha-se sentada ou sentado de pernas cruzadas na forma mais confortável possível e busque perceber as suas sensações, sinta o seu corpo ocupando o espaço, o calor ou frio, se ele está leve ou pesado e se sente sua pele seca ou úmida. Fique por no máximo 3 minutos e se o pensamento fugir traga de volta para o corpo, as sensações e a respiração.

Em seguida abra o olhos e escolha um ponto fixo no chão se forma que seu olhar forme um ângulo de 45º. Assim, com a visão firme no ponto você irá inspirar e contar 1, expirar e contar 1. Inspirar e contar 2, expirar e contar 2. Inspirar e contar 3, expirar e contar 3 assim por diante até o 10.

Atente-se que:

Se você pensar em qualquer outra coisa que não a contagem da respiração você deverá começar tudo novamente. Se o ponto no chão começar a se misturar e embaçar também recomece. E ainda, se o olho piscar também.

Faça esse exercício por cerca de 5 minutos.

Ao finalizar, relaxe, una as palmas das mãos na frente do peito em anjali mudra e feche a sua prática com o mantra Om Shanti Shanti Shantihi.

[spacer]

Essa é uma prática super simples, porém não a subestime! Se você manter a frequência, duração e a intensidade os seus resultados serão excelentes. Você desenvolverá flexibilidade, foco, concentração, seus pensamentos não irão ficar desgovernados, é possível amenizar certas dores no corpo, além de ajudar a amenizar ansiedade e trazer um senso de pertencimento à medida que você conecta e equilibra os três centros corpo, mente e espírito.

Seja consistente! E uma ótima prática!

Praticou? Não deixe de me contar a sua experiência!

Beijo enorme! 😘😘

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário