Menu
Yoga

O que é yoga? Essas informações você já sabe?

Ahh! Mas como há coisas para se dizer sobre o que é yoga. E sobre o que não é yoga.

Já posso começar garantindo que yoga não é religião e muito, muito menos coisa daquele que não dizemos o nome.

Humor à parte, se você quiser conhecer essa pessoa que vos fala e a minha história com o yoga, você pode clicar aqui.

Agora, falando sério 🙂

O yoga é um caminho que nos leva à realização de nossa verdadeira Natureza por meio do uso do corpo físico e suas energias densas e sutis.

Essa frase resume o que é yoga e em si contém bastante significado.

Nós estamos acostumados a ver seja pelas redes sociais, televisão ou até mesmo em conversas com amigos e conhecidos, de que yoga é aquela atividade física que dá bastante flexibilidade, força e equilíbrio. Sendo comum também ouvirmos dos nossos médicos ou terapeutas que yoga e meditação podem ajudar com ansiedade, preocupações, depressão, insônia, etc.

Isso é verdade. Porém essa é só a ponta do iceberg.

Por conta da divulgação do yoga no ocidente principalmente no último século, suas raízes foram cortadas, a visão/filosofia e prática diluídas e misturadas, e, com grande apelo, comercializada sendo hoje uma indústria de milhões de dólares.

No livro Yoga Body, do Mark Singleton, logo no início da introdução ele deixa claro que:

“Desde a década de 1990, o yoga se tornou um negócio multimilionário e as batalhas legais de alto calibre até disputaram quem possui o nome asana. Os próprios estilos, sequências e posturas foram franqueados, protegidos por direitos autorais e patenteados por indivíduos, empresas e governo, e as posturas de yoga são usadas para vender uma ampla gama de produtos, de telefones celulares a iogurte.”

E por que estou trazendo esta informação?

Porque a forma como consumimos conhecimento é por meio das redes sociais majoritariamente, e o que vemos nesse ilusório mundo online não condiz com a realidade.

E por que estou dizendo isso?

Porque as imagens que vemos de artistas em posturas de yoga não é o que o yoga é, mas os menos desavisados podem acreditar que sim.

As informações estão muito diluídas e fontes seguras, como bons professores, bons livros, e até mesmo boas fontes online são escassas diante da quantidade e facilidade de informação que circula, onde a métrica que conta hoje são número de seguidores. Por favor, pense sobre isso. E caso você chegou aqui de paraquedas e continuou lendo, e você acreditava que número de seguidores significa que aquela pessoa é de fato um expert no assunto, por favor, te peço, não se engane. Pouquíssimos, poucos mesmo (diante do número de usuário), nesse mundo da internet de fato tem a sua expertise e autoridade alinhada com números de seguidores. Só reflita.

Dito isso, trago mais uma citação do Mark Singleton no seu livro Yoga Body:

“O yoga baseado na postura como o conhecemos hoje é o resultado de uma troca dialógica entre as técnicas modernas de cultura corporal para-religiosas desenvolvidas no oeste e os vários discursos do yoga hindu “moderno” que surgiram a partir do tempo de Vivekananda (1890) em diante. Embora apele rotineiramente à tradição do hatha yoga indiano, o yoga contemporâneo baseado em postura não pode realmente ser considerado um sucessor direto dessa tradição.

Assim, o yoga que vemos circular a internet nas mais diversos mídias está muito distante do seu original.

Mas por que trago isso à tona? (Talvez você se pergunte)

Porque muitas pessoas ficam intimidadas com o que é apresentado. Muitas acham que nunca vão conseguir fazer aquelas posturas mirabolantes. Muitas não conseguem entender como a prática de fato vai ajudar a amenizar sua ansiedade, suas preocupações, sua depressão, sua insônia…

E existe um outro lado que traz um apelo religioso e há nisso também muita dúvida, como por exemplo: “yoga é religião?” Não, não é. “Eu sou Cristã, posso praticar?” Sim, claro! Esse é um assunto extenso e merece um post só pra ele. Por enquanto ficamos com a afirmação de que não é religião e que todos que queiram e se sintam bem em, podem praticar. Como colocado de forma simples e brilhante pela minha orientadora: “Não somos uma religião. Alguém pode pegar o que é útil e rejeitar o resto que não está alinhado com a visão dele.” Obviamente que, de forma customizada e muito bem orientada.

Agora, voltando para o que o yoga é, o caminho que nos leva à realização de nossa verdadeira Natureza por meio do uso do corpo físico e suas energias densas e sutis.

Como isso acontece?

“Através da prática do yoga, o corpo, a energia e a mente alcançarão um estado constante de harmonia, saúde e unidade, levadas a um estado dispendioso, revelando a indivisibilidade do seu eu e do universo. Essa experiência de totalidade e liberdade sem fronteiras é o que a tradição do yoga chama de iluminação: o fim de nosso autoconceito limitado.” ~Dharma Bodhi

Lógico que aqui precisamos condensar e colocar em palavras mais objetivas para explicar. Há muito mais a ser dito, aprendido e praticado até que se atinja esses objetivos tão altos.

Com isso, conseguimos entender como o yoga ajuda com o físico, o mental e o emocional (energia), já que trabalhamos com estes três centros, através das posturas, das técnicas de meditação, visualizações e sons.

Nessas tradições entendemos que não somos um corpo separado da mente, e sim que somos estes três centros, corpo, mente e emoções, e ainda que abordados separadamente, eles são na verdade um só. Dessa maneira quando um está em desequilíbrio, afetará os outros dois, da mesma forma que quando colocamos um centro em equilíbrio, colocamos todos os outros. E é assim, de forma muito simples, que o yoga auxilia nessa busca de saúde física, mental e emocional.

E… trazendo novamente, essa é só a ponta do iceberg. Quando desejamos ir um pouco mais além descobrimos tudo o que estava “escondido lá em baixo do mar”, toda a grandiosidade da visão, do caminho, da prática e dos frutos.

Está ok também se contentar com a ponta do iceberg, afinal os resultados já são de fato incríveis! Ser um ser humano melhor e mais equilibrado me parece um tanto maravilhoso.

E para finalizarmos este post mais que especial sobre o nosso tema preferido… a minha citação do coração sobre o que é yoga:

Saiba a verdade do corpo, saiba a verdade do Universo

E aí? Curtiu? Consegui responder suas dúvidas sobre o tema? Se você ainda tem questões sobre o assunto, por favor, me deixe uma mensagem logo abaixo que será um prazer respondê-la. Um forte abraço e até a próxima!

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário