Menu
Alimentação / Saúde / Yoga

Yoga & emagrecimento: Você quer praticar para emagrecer?

Essa é a minha pergunta pra você. E se você chegou até aqui, você provavelmente quer saber:

Afinal, yoga emagrece?

As razões que nos levam a buscar o yoga são várias, não há um motivo certo e está tudo bem querer emagrecer fazendo yoga.

Porém, emagrecimento é um tema complexo. As variáveis são tantas que pode ser difícil te responder se yoga emagrece. Não dá e nem podemos generalizar. Sabe por que? Porque antes de tudo é preciso saber quem você é, o seu histórico, a sua vida, os seus hábitos, suas dificuldades, seus prazeres, sua saúde e, se for o caso, seus problemas de saúde.

Não há resposta correta. Há apenas uma resposta correta para você.

Os motivos pelos quais pode ser difícil perder peso variam de doenças endócrinas, a depressão, estresse, compulsão alimentar, insônia, má escolhas alimentares (não saber como comer de forma saudável), sedentarismo e até mesmo pode ser pela própria natureza da pessoa.

Yoga emagrece?

Mais uma vez. Depende.

Porém, se vermos a prática de yoga por um ângulo diferente nessa história toda de emagrecimento, podemos dizer que sim. Vamos lá, vamos entender esse sim.

[spacer]

A prática de yoga, mais precisamente o Hatha Yoga clássico o qual estudo, pratico e dou aulas, é uma prática que une movimentos do corpo feitos com uma atenção consciente, com a respiração também feita de forma consciente mais a atenção do corpo inteiro e de todas as suas partes sem negligenciar nenhuma área. Isso tudo, por si só, já traz uma série de benefícios que não estão necessariamente ligados com o emagrecimento em si.

Primeiro,

quando começamos a nossa prática pela primeira vez, há uma chance de estarmos sedentários, esse movimento quebrará essa letargia trazendo mais energia.

Nesse ponto é importante mencionar como, no caso do foco de perda de peso, é fundamental ter um acompanhamento médico da área específica a qual o seu emagrecimento demanda e/ou um nutricionista. Por que esse acompanhamento é necessário? Porque de repente o tiro pode sair pela culatra e a pessoa pode ter mais fome!

Em segundo lugar,

algo positivo dessa energia e brilho que o yoga pode trazer na vida de alguém é o alivio contra a depressão, que, obviamente deve ser bem acompanhada com um bom profissional da área. O yoga é uma prática tão gentil, apesar de desafiadora às vezes, e tão única e sua, que ao adentrar mais e mais desenvolve um amor próprio, um desejo de viver, de ser saudável, de ser bom com o próximo que definitivamente é uma baita ferramenta para auxiliar nos tratamentos contra depressão. E assim, se o emagrecimento está sendo prejudicado por essa razão, o yoga ajudou ali indiretamente.

Em terceiro lugar,

o relaxamento trazido com o alinhamento do corpo nos movimentos, com a mente observando a respiração, e as emoções colocadas no momento presente, auxilia com o controle do estresse e ansiedade, acontecimentos fisiológicos que atrapalham demais a perda de peso, pra não dizer o poder destrutivo da saúde em geral.

E o sono? O sono melhora significantemente. Se a pessoa não sofre de insônia crônica, daquelas bem graves, que precisam também de acompanhamento médico especializado, somente umas boas práticas de yoga, bem dedicadas, já podem sanar esse problema. Mas veja bem, práticas de yoga bem dedicadas 😉

Ok, hora de outro ponto importante: Não há pílula mágica. E segura que vem chicoaching: Aquela que acredita em resultados rápidos corre sérios riscos de ser passada pra trás e ser enganada por pessoas má intencionadas que só querem tirar o dinheiro dos outros. Então, por favor, SE CUIDE!

Dito isso, o sono equilibrado mais uma vez poderá auxiliar na perda de peso 😀

[spacer]

E como o yoga pode ajudar a emagrecer quando estamos acima do peso por conta dos nossos hábitos alimentares?

Quando começamos a praticar, é natural o desejo de se tornar mais saudável. Você se sente bem, inspirada, com energia e sente que está pronta para avançar, comer melhor, aprender sobre alimentação saudável e a cozinhar. É um processo que quanto mais a gente faz, mais vamos mudançando hábitos ruins antigos para hábitos novos saudáveis e com tudo isso, se a dificuldade de emagrecer mora nesse problema, você conseguirá certamente emagrecer colocando todas essas mudanças em prática.

Ah! Que casamento perfeito! Boa alimentação, bom sono, e yoga!

No entanto, há uma tecla que tem que ser sempre batida e reforçada: é necessário, nessa receita toda, uma boa pitada de força de vontade, desejo, perseverança, fé para acreditar que é possível e trabalho. Nada que é verdadeiramente bom vem fácil.

Lembre-se sempre:

ACREDITE EM VOCÊ! ACREDITE QUE VOCÊ PODE! PORQUE VOCÊ PODE!

Yoga emagrece? Siga as instruções, comece a praticar e depois você me diz!

Com muito amor e carinho,

Naty.

p.s.: Esqueci de falar: POR FAVOR, ESQUEÇA O TAL DO “CORPO DE YOGA”. Amem!

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário