Menu

[spacer]

O que é e qual é o significado de Pranayama?

(Trecho retirado do livro “Asana, Pranayama, Mudra, Bandha ~ Bihar School of Yoga)

Pranayama é geralmente definido como controle da respiração. Embora essa interpretação possa parecer correta em vista das práticas envolvidas, ela não transmite o significado completo do termo.

A palavra pranayama é composta por duas raízes: “prana” mais “ayama”. Prana significa “energia vital” ou “força vital”. É a força que existe em todas as coisas, animadas ou inanimadas. Embora intimamente relacionado ao ar que respiramos, é mais sutil que o ar ou o oxigênio.

Portanto, o pranayama não deve ser considerado como meros exercícios respiratórios destinados à introdução de oxigênio extra nos pulmões. Pranayama utiliza a respiração para influenciar o fluxo do prana nos Nadis (palavra em Sânscrito) os canais de energia do “pranayama kosha” ou “corpo energético.”

A palavra yama significa “controle” e é usada para denotar várias regras ou códigos de conduta. No entanto, essa não é a palavra que se une ao prana para formar pranayama; a palavra correta é “ayama”, que tem muito mais implicações.

Ayama é definido como “extensão” ou “expansão”. Assim, a palavra pranayama significa extensão ou expansão das dimensões do prana. As técnicas de pranayama fornecem o método pelo qual a força da vida pode ser ativada e regulada para ir além dos limites ou limitações normais e atingir um estado mais alto de energia e consciência vibratórias.

😍

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário