Menu

Vamos falar hoje sobre os 5 elementos e um pouco da filosofia por detrás deles 💦🔥🌬️ Os 5 elementos são, do mais denso ao mais sutil, a terra, a água, o fogo, o ar e o espaço (éter). Quando falamos destes 5 elementos nós podemos pensar sobre eles literalmente. Porém, não é esse o caso quando usamos a cosmologia destes elementos para “customizamos” a nossa prática de yoga.

Para resumir, existe uma escola de filosofia indiana muito antiga chamada Samkhya, que desenvolveu uma compreensão de como o universo se manifesta baseado no chamado 25 elementos, ou em Sânscrito, 25 Tattvas.
Essa filosofia explica como a forma não manifesta, sem forma e passiva se une com a força dinâmica e vai se condensando até formar o mundo todo manifestado aparentemente como objetos.

Na tradição não dual, comentada em um post anterior, acrescentam-se mais 11 elementos formando os 36 Tattvas, e é este que o Trika Mahasiddha Yoga se baseia.

Agora, o que são essas forças elementares em seu formato mais denso? “Elas podem ser entendidas como processos que são o substrato de nosso mundo natural e não como substâncias ou objetos.
Podemos ver os efeitos dessas forças elementares e suas ações, mas não podemos percebê-los diretamente com os nossos sentidos normais.
Estes efeitos são testemunhados em nossa estrutura corporal e função, processos mentais e experiência geral da vida. Quando as forças elementares de um indivíduo são  equilibradas, apropriadas à sua constituição única, a saúde do corpo e da mente tem uma base verdadeira para o desenvolvimento estável.” ✨ Quando nós praticarmos as 3 séries que chamamos de Série do Vento, Série do fogo e Série da Água, desejamos trabalhar diretamente com cada uma das forças elementares para alcançar o equilíbrio e harmonização para saúde e cura.

Sobre a autora

Em meio à suas próprias auto descobertas e curas, Nataly se dedica a ajudar as pessoas a se encontrarem também. Master adepta do viver devagar (slow living), do fluir natural (easy flow), do minimalismo e do amor intenso pela natureza.

Sem Comentários

    Deixe um Comentário